Com a faca e o queijo na mão

Há mais de um ano, criei o Café Escracho, um blog não jornalístico onde eu costumava comentar assuntos diversos de uma maneira satírica. Comecei então a divulgar o blog e, com o tempo, passei a ter contato com alguns jornalistas blogueiros. Entre eles, a paulistana Letícia Castro, com quem passei a me corresponder pela internet. Ela fazia parte da equipe da revista Sem Fronteiras na época e me convidou para integrar o time. Eu era um estudante de jornalismo procurando um emprego. Não titubeei: aceitei o convite. Era uma boa oportunidade de começar na profissão e fazer contato com profissionais de várias regiões do Brasil. Participei da primeira reunião com o grupo em janeiro deste ano.

A logística das nossas reuniões me parecia confusa. A maior parte da equipe reside em Minas Gerais; eu, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Fazemos nossas reuniões pela internet. “Deve ser meio confuso fazer uma reunião com várias pessoas via internet”, pensei a princípio. Mas me enganei. As reuniões são bastante produtivas. O grupo é bem entrosado e isso ajuda muito. Fui convidado, no início, para ser colaborador da revista, mas da primeira reunião já saí não só como repórter fixo da editoria de Cultura, mas também com uma coluna de jornalismo literário, a Ensaios Marginais.

Com a saída da Letícia, eu assumi o cargo de editor de Cultura, o que é um grande desafio para mim. Há sete meses, convivo com uma equipe jovem e talentosa que me faz acreditar que a revista Sem Fronteiras vai ser um sucesso. Nós acreditamos que internet é ambiente para se praticar um jornalismo rico de conteúdo. Por isso, o projeto da revista prioriza a reportagem, o texto bem escrito, muito além das famigeradas “notinhas” que se vêem em muitos sites por aí. O projeto é ambicioso, mas nós temos o que precisamos para fazer da revista um referencial de jornalismo na internet: competência e disposição.

Rogério Dalbem

Editor de Cultura e colunista de Ensaios Marginais

– Interaja com a revista por meio das redes sociais (clique aqui) ou através do seu comentário.

Deixe um comentário

