A curiosidade faz matérias incríveis

Curioso

É condenável ficar preso a um fato. É preciso ser arisco, ousado, curioso. Crédito: Mao Lini / Flickr

A Seleção Paraguaia de Futebol chegou a liderar as Eliminatórias Sul-Americanas para a próxima Copa do Mundo. No ano passado, nossos vizinhos nos derrotaram por 2 a 0, com relativa facilidade. Hoje na terceira posição, os paraguaios estão perto de ir ao torneio pela quarta vez consecutiva. E o país tem apenas 6,7 milhões de habitantes.

Parece um tanto óbvio, mas você já pensou a respeito? Imagine a dificuldade que têm os paraguaios para formar uma seleção. Imagine também a abundância de jogadores no Brasil, país de população 27 vezes superior. Por isso, o futebol não pode ser analisado apenas em termos absolutos. É preciso relativizar, criar conceitos. E elogiar muito seleções de sucesso de países pouco populosos. Como neste artigo, que publiquei em meu blog em outubro de 2008.

E é assim que vamos trabalhar. Você, futuro leitor Sem Fronteiras, pode esperar por uma postura curiosa dos repórteres/articulistas da editoria de Esportes. Não basta saber que a Seleção Paraguaia está bem. É necessário conhecê-la, dissecá-la, saber por quê.

Aliada à curiosidade, a relação das modalidades com as Ciências Humanas é fundamental. Geografia, História, Economia e Sociologia também são potenciais assuntos. Se você gosta de esportes, curiosidades e comparações, não deixe de nos acompanhar!

Daniel Leite,

Editor de Educação e Esportes

– Interaja com a revista por meio das redes sociais (clique aqui) ou através do seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s