Nagôs das Gerais

 

Crédito: Leonardo Lara

Crédito: Leonardo Lara

Tambores, música, cores e religiosidade. As guardas de congados, comunidades afro-mineiras, descendentes dos “Jejes”, agentes de movimentos populares sintonizaram o 7º Festejo do Tambor Mineiro, realizado na capital mineira no último domingo (16/08).

As pessoas que levaram seu quilo de alimento não perecível, solicitado pela organização do evento, entraram nos compassados da percussão que tocava a alegria e puderam ouvir várias histórias na voz do tambor, interpretadas por multiartistas como Maurício Tizumba, o “idealizador do Congo”, Sérgio Pererê e Benjamin Abras.

 

Crédito: Leonardo Lara
Crédito: Leonardo Lara

Surpreendentemente contagiante, os mistérios do rosário e os encantos da África-Brasil cantadas em “zuelas” pelas guardas de congados são exemplos da expressão dessas comunidades na arte, turismo e culinária mineira. As raízes do samba, dança e cor narradas foram sinais de uma cultura que se renova a cada edição dos festejos do tambor e diversas outras manifestações culturais promovidas em Minas Gerais.

O mestiço se tornou plural ali. Não foi simplesmente o bloco na rua, a micareta, e sim o tom de um folclore muitas vezes desconhecido no cenário artístico. E para entender essa história é melhor senti-la. “Lelê Balaim de Fulô”!

Vamos seguir em frente que atrás vem gente.

Até a próxima!

Samantha Mapa

Editora de Turismo e repórter de Cultura
Anúncios

2 Respostas para “Nagôs das Gerais

  1. Gabriela Magalhães

    Demorei a ter oportunidade de ler esse texto! Parabéns! E como diria o Tambolelê: “Kianda!” Abraços e sucesso a “Sem Fronteiras”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s