Novamente, o diploma

Pelo julgamento do Supremo Tribunal Federal, a obrigatoriedade de formação universitária em jornalismo não é mais necessária para o exercício da profissão. Houve, tanto em momentos anteriores quanto após o fato, muita discussão em torno da questão, seja com comentários favoráveis ou contrários à decisão.

O leitor, neste momento, pode estar se perguntando qual a razão então de se trazer a discussão novamente a esse ponto. Não que existam burburinhos no Congresso para reformular a legislação e tornar novamente obrigatória a formação profissional na área. Creio que seria um dissenso, afinal tantos outros países caminham no sentido de deixar livre a população dessa amarra. O Brasil parte em sentido oposto. Mas não será esse nosso questionamento.

Estamos num momento em que há convergência e interligação dos campos do conhecimento, não que seja requisito para atuação profissional, mas como decorrência natural para melhor estar inserido na vida em sociedade. Um grande passo para tanto é a qualidade da informação que recebemos. Não que haja a desnecessidade de profissionais especializados no jornalismo, mas sim que eles não devem ser os únicos a ter a missão de informar.

O leitor terá o exemplo, ainda que tímido, dessa editoria. Por mais que ainda haja majoritariamente a presença de indivíduos ligados ao jornalismo, ela já consta de outro da área jurídica. E a interdisciplinaridade não só pode, como é do interesse que se repita nas redações dos veículos de comunicação. Imaginemos assim profissionais de várias áreas trabalhando em conjunto para transmitir suas informações. O resultado só tende a ser melhor e é o que devemos buscar. Creio que devemos parar de pensar para trás e sim olharmos para frente.

Alex Lirio – colunista de Educação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s