Vitamina E, cigarro e outros excessos não caem bem

Optar por alimentação saudável evitando o consumo de suplementos é o melhor remédio

Optar por alimentação saudável evitando o consumo de suplementos é o melhor remédio

Aviso aos fumantes e aos que fazem uso de suplementos: a vitamina E pode aumentar o risco de sofrer de tuberculose naqueles que não abandonam a fumacinha do mal, associada ao alto consumo de vitamina C.

Quem diz isso são os nutricionistas da Universidade de Helsink, na Finlândia, que estudaram se há possibilidade de a Vitamina E, como suplemento, reduzir o risco de incidência de tuberculose. Os cientistas analisaram dados de um grupo de homens fumantes, com idades entre 50 e 69 anos, durante seis anos. Eles ingeriam 50mg de vitamina E por dia. Foram constatados 174 casos num grupo de 29.000 participantes.

O efeito da vitamina E foi diferente nos participantes que consumiram, ao mesmo tempo, menos de 90mg de vitamina C por dia. Mas para os que consumiram mais que essa quantidade, o risco de baixa imunidade à tuberculose subiu para 72%. O aumento considerável do risco de tuberculose por vitamina E ocorreu após o primeiro ano de consumo como suplemento.

Estudos anteriores sugeriam que o consumo de vitamina E aperfeiçoaria o sistema imunológico e, em animais, seria eficiente contra várias infecções. É classificada como lipossolúvel, ou seja, se dissolve na gordura e pode ser encontrada em óleos vegetais e folhas verdes.

Aos que recorrem ao suplemento à base de vitamina E, ficam as recomendações dos nutricionistas. Os malefícios do cigarro associados a dosagens exageradas de vitaminas são prejudiciais à saúde. Portanto, o consumo de suplementos dessa vitamina, em especial, deve ser desestimulado.

Cassio Teles

Ciência e Tecnologia e Saúde e bem-estar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s