Entre árvores, história e religiosidade: Mosteiro de Macaúbas

Mosteiro de MacaúbasEm estilo colonial, é um lugar de retiro, inserido numa planície em meio a palmeiras de macaúbas. O local é fonte de inspiração para religiosos e de pesquisa para historiadores e artistas. Abriga um acervo do tempo das históricas cidades pertencentes ao ciclo do ouro em Minas Gerais. O lugar também conserva a beleza natural das pequenas comunidades em seu entorno, como Engenho e Andrequicé.

O Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, localizado a 11 quilômetros do centro da cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um dos pontos de turismo religioso da cidade. Em 1716, o prédio recebeu doze jovens para o recolhimento. Posteriormente, passou para educandário, recebendo muitas filhas de ricos senhores. Há registro de algumas das filhas de Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva, cujo companheiro, o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, construiu uma das alas e um dos mirantes do prédio.

Desde 1926, foi convertido em Mosteiro de Ordem Contemplativa, ligado à Ordem da Imaculada Conceição. Lá vivem, em regime de clausura, as irmãs da Ordem da Imaculada Conceição. Em Macaúbas, o ofício divino, das monjas contemplativas enclausuradas, começa ao raiar do sol e se encerra com a liturgia da noite.

Aos domingos é palco das tradicionais missas dominicais e recebe fieis de várias regiões de Minas Gerais. As irmãs também recebem pessoas e grupos que queiram se hospedar no Mosteiro para fazer retiro espiritual ou encontros religiosos. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa história viva!

Há quem acredite que o imponente prédio da segunda metade do século XVIII, o Mosteiro de Macaúbas, fora construído apenas para ser educandário para as filhas de Chica da Silva. E há outros que preferem ignorar que o legado de Chica tenha passado por lá e acreditar na força espiritual do Mosteiro e suas histórias de fé.

Até mais!

Samantha Mapa

Editora de Turismo e repórter de Cultura

Anúncios

Uma resposta para “Entre árvores, história e religiosidade: Mosteiro de Macaúbas

  1. Reni Lucia Fagundes

    O mosteiro Nossa Senhora da Conceição em Macaúbas e um lugar maravilhoso rodeado da natureza e de muita paz. Já estive lá em um retiro espiritual. Foram dias de muitas bençãos. As irmãs nós receberam com tanto carinho e amor. Senti naqueles dias como se estivesse no paraíso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s