WolvieMickey vem aí

Ontem foi anunciado um negócio de 4 bilhões de dólares envolvendo dois ícones do entretenimento global: Disney e Marvel. O grupo criador de Mickey e seus personagens eternos comprou o controle acionário de heróis cada vez mais populares, como Homem-Aranha e Wolverine.

A compra em si não é novidade no mundo dos negócios da cultura pop. Uma grande empresa agrega para si o que há de melhor na outra. O que preocupa é a concentração quase absoluta de grupos de mídia. Eles possuem o controle quase absoluto dos conteúdos mais consumidos do mundo.

Confira a lista dos “sete anões” midiáticos com atenção:

  • Time-Warner  dona das empresas CNN, Cartoon Network e Warner Bros;
  • The Walt Disney Company dona da ESPN, além de seus tradicionais estúdios e parques e agora da Marvel.
  • CBS Corporation – proprietária da MTV e da Paramount;
  • NBC Universal  possuidora da NBC, dos parques temáticos e dos estúdios da Universal Pictures;
  • News Corporation  a News Corp. é o maior grupo de comunicação do planeta, reunindo os estúdios de cinema e canais de TV com a marca Fox, jornais tradicionais como The Wall Street Journal, o sistema de TV por assinatura via satélite Sky-Directv e o site de relacionamentos MySpace;
  • Sony Corporation  o grupo controla a Columbia/TriStar e a MGM/UA, além de produtoras de programas para TV (Sony Pictures Television, Jeopardy Productions) e canais por assinatura (como AXN, Animax e o próprio Sony Entertainment Television);
  • Virgin Group  o grupo possui produtora de conteúdo multimídia, rádios, canais de TV por assinatura  e serviços de comunicação quadplay (TV digital, banda larga, telefone fixo e celular).

Notaram que todas essas empresas comandam o conteúdo consumido pelo mundo? Daí o negócio Disney-Marvel ser mais um passo na tentativa de concentração da produção e distribuição de bens simbólicos.

Como eles nos convencem a comprar tudo tão facilmente? Deem uma olhada na versão simpática da Disney de Mickey Mouse com Wolverine para promover a união: http://bit.ly/UzYnV. Uma graça, não acham?

Anderson Gonçalves Cultura, Esportes, Saúde e bem-estar, Opinião

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s