O mundo não para de girar

Há dois dias, o Brasil pôde perceber diferenças visuais importantes no Jornal Nacional, da Rede Globo. Depois de nove anos mantendo o mesmo cenário e a mesma bancada, estreou nesta segunda-feira o novo modelo do telejornal, prometido em abril, mês em que a programação da Globo para cada ano é divulgada.

O que mais chama a atenção nesta nova fase do JN, este senhor que acaba de completar 40 anos, é sem dúvida alguma o já tradicional globo “pendurado” sobre a redação da emissora no Rio de Janeiro. Agora ele está mais moderno e fica girando durante todo o telejornal. William Bonner disse, na estreia do novo cenário, que “a Terra não para de girar, o tempo não para”. O Jornal Nacional, ao “descobrir” isso, incorporou essa novidade à sua redação, que conta também com nova bancada e novos computadores para os apresentadores do noticiário.

No fundo da redação, onde antes apareciam várias telas de TVs, o espaço recebeu agora um telão, no qual aparecem imagens referentes a alguns assuntos e países tratados pelo JN, como saúde e Estados Unidos.

Outro globo, dessa vez criado por meio de computação gráfica, aparece toda vez que uma reportagem de um correspondente no exterior vai ao ar. Aparece o mapa do Brasil, a partir de onde o globo gira e o zoom “desce” até a cidade onde o repórter está, mostrando uma fotografia de satélite do local. Quando o repórter aparece, ao lado de seu nome e da cidade em que se encontra também há um pequeno globo que fica girando.

Movimento. Esta é a palavra que para mim melhor representa as mudanças que a Globo vem trazendo à sua grade de programação jornalística. No Globo Esporte e no Jornal da Globo, os apresentadores agora ficam também em pé durante os programas. Embora o conteúdo não traga mudanças significativas para o público, como as esperadas por João, nosso personagem de três semanas atrás, nossos olhos ao menos se encantam com os “ares de modernidade” assumidos aos poucos pelos telejornais que acompanhamos.

Mateus dos Santos – Editor de Mídia em Foco

– Interaja com a revista por meio das redes sociais (clique aqui) ou através do seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s