Seu computador a favor da saúde

Nesse post vou explicar como é fácil contribuir em pesquisas científicas usando simplesmente o tempo ocioso do seu computador. É justamente na hora que você não está fazendo nada que exija maior desempenho do seu HD e do seu processador.

moléculas contra a distrofia muscular Crédito: World Community Grid

Moléculas contra a distrofia muscular Crédito: World Community Grid

Para resolver questões que envolvem muitos dados, como o da comparação genômica, interação de proteínas, dentre outros, são exigidos inúmeros cálculos que só poderiam ser feitos com um complexo que reuniria milhares de computadores. E como faltam recursos tecnológicos suficientes, além do baixíssimo investimento feito pelos governos em ciência e tecnologia, os usuários da internet que acreditam na necessidade de priorizar as pesquisas (ainda que levem bastante tempo para que os resultados sejam acessíveis a todos) se reúnem a uma rede, formando um supercomputador que vai acelerar o processo de análise e combinação de dados para cada tipo de pesquisa.

World Community Grid é o nome dessa rede criada numa parceria entre vários institutos de pesquisa internacionais, além de universidades e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) – ligada ao nosso Ministério da Saúde.

Combinações para a droga contra a Influenza A

Combinações para a droga contra a Influenza A

Os interessados devem baixar um software de pouco mais de 3mb no site e se cadastrarem. O programa (doado pela empresa de tecnologia da informação IBM) conecta o seu computador, quando estiver ocioso, à rede principal onde estão os dados da pesquisa. O Brasil é o sexto em doações, segundos dados da Fiocruz.

No site da comunidade, você ainda pode se juntar a grupos e escolher com quais projetos quer contribuir.  As pesquisas em destaque são: ajuda na cura para distrofia muscular, que está na segunda fase; a pesquisa para a droga antiviral contra a influenza A; luta contra o câncer infantil; projetos para pesquisas climáticas como o de energia limpa; pesquisas em nutrição e o da busca por remédios candidatos na luta contra a AIDS, campeão em contribuições.

Ao escolher os projetos, há um link para mais informações e acompanhamento dos resultados.

Cassio Teles

Editor de Ciência e Teconologia e Saúde e bem-estar.

Anúncios

Uma resposta para “Seu computador a favor da saúde

  1. Se juntem a esta causa, eu ajudo, isso ajuda a salvar muitas vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s