Bastidores entrevista PC

O “cara” do layout abre o jogo e conta tudo sobre seu primeiro grande projeto

Paulo César, o PC. Eis o "escultor" da obra Sem Fronteiras.

Paulo César, o PC. Eis o "escultor" da obra Sem Fronteiras.

Paulo César, 22 anos, também conhecido como PC. Futuro produtor multimídia pelo Uni-BH, o fundador do Estúdio Polo topou o desafio de desenvolver o layout da Revista Digital Sem Fronteiras, assim que fizemos o primeiro contato com ele.

O resultado de mais de um mês de trabalho e dedicação ainda é surpresa. Mas você, internauta sem fronteiras, pode conferir a entrevista sobre o processo de criação do layout com o produtor e diretor de arte da Polo agora:

Do aceite às dificuldades do projeto

Essa é a palavra: desafio. Principalmente pelo fato de ser o primeiro grande projeto que conseguimos. Antes deste, apenas menores, mas não de menor importância.

Por se tratar de um projeto amplo no molde de um portal, talvez o desafio tenha sido a arquitetura da informação implantada, sempre procurando indicar o caminho que o usuário fará para chegar à informação desejada no menor número de clicks. Pois criar o layout não se trata apenas de fazer botões bonitinhos com desenhos agradáveis. De que adianta uma página ser linda, se não se encontram as informações desejadas. O foco deve ser sempre no usuário, uma vez que ele visita a página, se gostar do que vê e, principalmente, entender, voltará e indicará a outros usuários.

De site de notícias para e-magazine

A princípio já parecia ser um grande projeto elaborar o site. Durante o processo de criação houve uma transformação da idéia de lançar um site de divulgação de notícia, para um portal de notícias a ser atualizado diariamente e ligado às redes sociais que vemos crescendo dia após dia, como é o caso do Twitter.

 

As sutilezas do projeto

Sem dúvida, foi a criação da logomarca, coisa que o arte-finalista e fotógrafo do Estúdio Polo Deivison Cardoso agarrou sem medo e fez um ótimo trabalho. Havia a necessidade de criar uma logo que chamasse a atenção e que precisava ser discreta também, para que não dividisse a atenção do leitor com o restante do site. A marca está ali para ser vista e lembrada, mas não pode chamar mais a atenção que o restante do projeto.

O mais desafiador, sem dúvida, foi transmitir a sensação de a logomarca ser algo sem limites, com uma cara jovem, mas não com um estilo agressivo. O que foi possível seguir no restante do projeto, graças à paleta de cores usada, sempre cores mais frias e calmas contrastando com a logomarca, primando pela facilidade de encontrar conteúdo desejado de forma simples e agradável.

Identidade visual

Por ser uma revista de temática e assuntos bem variados, não se podia fazer um layout único para toda a revista. Tampouco fazer uma página completamente diferente para cada sessão apresentada. Foram pensados então cabeçalhos exclusivos de acordo com cada temática abordada. Isso dentro de uma mesma identidade visual. Podemos dizer que o site segue uma mesma tendência visual em todas as sessões.

Expectativa sobre o visual da Sem Fronteiras

Resumidamente, um visual limpo e agradável. E mantendo também um contato direto com o leitor, que, já ADIANTANDO, será uma comunicação direta através das redes sociais como Orkut, Twitter, o próprio blog que já está no ar, além do canal de cadastro de leitor, onde ele poderá receber, em seu e-mail, novidades da revista etc.

Agora é só aguardar um pouco mais para ver o projeto no ar.

Confesso que também estou super ansioso para ver o primeiro grande projeto funcionando e rendendo lucros, afinal informação e cultura sempre são bem-vindas!

Por Equipe Sem Fronteiras

– Interaja com a revista por meio das redes sociais (clique aqui) ou através do seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s