O melhor jogador de uma geração

Salvador Cabañas, já no América do México. Crédito: nidoazulcrema/Flickr

Salvador Cabañas, já no América do México. Crédito: nidoazulcrema/Flickr

Quem acompanha futebol geralmente gosta de comparações, embora a maioria delas não represente muito. A mais comum é escolher “o melhor” em determinada categoria. Nesse sentido,  é viável criar várias classes. Uma delas poderia ser “melhor jogador com mais de 28 anos que nunca atuou na Europa”.

Explico: as equipes do Velho Continente, mais fortes do ponto de vista econômico, angariam todos os talentos que podem. Portanto, é estranho que um atleta já experiente e de alto nível jamais tenha jogado por lá.

Alvo de chacota no Brasil por estar notavelmente acima de seu peso ideal, o atacante paraguaio Salvador Cabañas seria o meu preferido. Quando escrevo isso, não penso apenas nos três gols que marcou no Maracanã em 2008 para eliminar o Flamengo da Copa Santander Libertadores.

Aos 29 anos, Cabañas tem faro goleador e é realmente muito técnico. Em seu país, já atuou no 12 de Outubro e no Guaraní. Entre 2001 e 2003, destacou-se no Audax Italiano, do Chile. Desde então, fez carreira no futebol mexicano. Defendeu o Jaguares até 2006, para finalmente chegar ao América, seu clube atual.

E qual é o motivo para nunca ter sido contratado por um clube europeu? Talvez, sua “inconveniente” forma física, de 173 centímetros e aproximadamente 80 kilogramas. Como os clubes do México pagam muito bem, pensará Cabañas: “problema dos europeus!”.

El Toro foi duas vezes artilheiro da Copa Santander Libertadores (2007 e 2008) e, de quebra, eleito pelo periódico uruguaio El País o melhor jogador na América do Sul em 2007. Se você quiser uma lembrança mais recente dele, veja aqui o gol de Nelson Haedo Valdez, o da vitória paraguaia diante da Argentina na semana passada. A jogadaça foi de Cabañas.

Daniel Leite – Educação e Esportes

– Interaja com a revista por meio das redes sociais (clique aqui) ou através do seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s